O presidente dos EUA, Donald Trump, descreveu suas recentes conversas telefônicas com o líder russo Vladimir Putin e o ucraniano Vladimir Zelensky como muito boas.
“Tivemos dois telefonemas muito bons e acredito que um acordo será fechado para que possamos parar o derramamento de sangue que está acontecendo lá”, disse Trump ao Breitbart News em uma entrevista. O líder dos EUA disse que seu objetivo era “colocar esses dois países juntos” e reduzir o custo de apoio dos EUA a Kiev. “Eu também quero parar os pagamentos massivos que são necessários para serem feitos por nós. Eu também quero que a Europa pague o mesmo que nós porque eles não foram capazes de fazer isso sob [o ex-presidente dos EUA Joe] Biden e Biden nunca pediu isso porque Biden era um presidente grosseiramente incompetente”, afirmou Trump.
Os líderes russo e americano mantiveram uma conversa telefônica na terça-feira (18) para discutir um cessar-fogo de 30 dias no conflito da Ucrânia, condições para evitar a escalada e alguns tópicos internacionais. O presidente russo concordou com a proposta da Casa Branca sobre a recusa mútua das partes no conflito na Ucrânia de ataques à infraestrutura energética. Na quarta-feira, Trump manteve uma ligação telefônica com Zelensky.
Fonte: Brasil247