Milhares de pessoas foram às ruas de Istambul para protestar contra a prisão do prefeito e membro do principal partido de oposição da Turquia, Ekrem Imamoglu, informou nesta quinta-feira (20) o jornal digital turco T24.
Os manifestantes se reuniram do lado de fora da sede municipal do distrito de Saraçhane com bandeiras turcas e faixas com os dizeres: “Se vocês permanecerem em silêncio hoje, serão silenciados amanhã”, informou a fonte.
Durante a manifestação, organizada pelo Partido Republicano do Povo (CHP), foram ouvidos slogans como “Imamoglu, você não está sozinho”.
Os líderes do CHP se dirigiram à multidão reunida, incluindo seu líder, Ozgur Ozel, que convocou o povo a se manifestar na manhã do próximo domingo.
A prisão de Imamoglu ocorre após uma ordem da Universidade de Istambul, que revogou o diploma do prefeito, o que poderia impedi-lo de participar da eleição presidencial, já que, de acordo com a Constituição turca, os candidatos presidenciais devem ter diploma de ensino superior.
Imamoglu foi preso sob supostas acusações de corrupção, incluindo liderar uma gangue criminosa.
Fonte: Brasil247