Autoridades dos Estados Unidos prenderam 18 brasileiros acusados de integrar um esquema transnacional de tráfico de armas e drogas, com conexões diretas com o Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação “Take Back America”, realizada após um ano de investigação, identificou a atuação do grupo em cidades de Massachusetts como Boston, Framingham, Malden e Marlborough. Os acusados também mantinham vínculos com gangues locais, como a “Tropa de Sete” e a “Trem Bala”. As informações são do Metrópoles.
Durante a operação, foram apreendidas 110 armas de fogo, munições e quantidades de fentanil, droga sintética altamente viciante e letal. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, os brasileiros cumpriam diferentes papéis na organização criminosa, desde traficantes até distribuidores de armamento ilegal. Do total de detidos, 12 estavam em situação migratória irregular.
A promotora federal Leah Foley afirmou que os acusados faziam parte de uma estrutura organizada que se infiltrou em comunidades americanas. Já Patricia Hyde, diretora interina da Imigração e Alfândega, destacou a gravidade da atuação do grupo. As acusações preveem penas de até 15 anos de prisão e multas de até US$ 250 mil. Após o cumprimento das penas, os envolvidos deverão ser deportados.
Fonte: Brasil247