Bolsonaro retira sonda nasogástrica e inicia dieta líquida, mas segue na UTI

2 Min de leitura
Jair Bolsonaro no hospital — Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora clínica e retirou a sonda nasogástrica, avançando para uma dieta líquida nesta quarta-feira (30). Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital DF Star, em Brasília, Bolsonaro aceitou bem a oferta de água, chá e gelatina, introduzida na terça-feira (29), e tem demonstrado progressiva recuperação dos movimentos intestinais espontâneos.

Nos últimos dias, Bolsonaro permaneceu clinicamente estável, sem febre ou dores, e com a pressão arterial controlada. Apesar da evolução positiva, ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda não há previsão de alta.

O ex-presidente recebe suporte calórico e nutricional por via oral e endovenosa, além de realizar fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa. A equipe médica mantém monitorização contínua para acompanhar sua recuperação.

Bolsonaro foi internado após passar mal durante um evento do PL no interior do Rio Grande do Norte. Inicialmente, ele recebeu atendimento em hospitais do estado, mas foi transferido para Brasília, onde os médicos decidiram pela realização de uma cirurgia.

O procedimento, realizado em 13 de abril, teve como objetivo tratar uma suboclusão intestinal, causada por aderências formadas após as múltiplas cirurgias que ele passou desde a facada sofrida em 2018.

Embora tenha apresentado melhora, Bolsonaro seguirá sob vigilância médica na UTI até que sua recuperação permita uma transição segura para um quarto hospitalar. A equipe médica continuará monitorando sua evolução antes de definir uma possível data de alta.

Fonte: Redação
Compartilhar