Em reunião com o presidente russo Vladimir Putin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (9) que sua viagem à Rússia é o “retorno de um sonho”. O encontro entre os chefes de Estado ocorreu no Kremlin após as celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, evento organizado por Putin.
“Presidente Putin, primeiro meus agradecimentos pela extraordinária acolhida a mim e à minha delegação nessa visita para homenagear os heróis da Guerra Patriótica. Aqui tem gente que vem pela primeira vez à Rússia – e depois vou apresentar minha delegação para o presidente Putin. Quero lhe dizer que essa minha visita, depois de 15 anos, é na verdade a retomada dos sonhos que construímos nesses 15 anos, e não posso me esquecer do carinho com que o presidente Putin tem tratado as nossas conversas, atendido nosso companheiro Celso Amorim quando ele veio visitar o nosso querido companheiro Lavrov, nosso querido Mauro Vieira. Nós temos algumas coisas que são extremamente importantes para o futuro do Brasil e para o futuro da Rússia. Vivemos um mundo conturbado”, afirmou Lula.
Durante a reunião, os presidentes trataram sobre temas como a parceria estratégica entre os dois países, a expansão das relações bilaterais e a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos. Lula destacou a necessidade de reequilibrar o comércio bilateral entre Brasil e Rússia, cujo fluxo atual é deficitário para o lado brasileiro, girando em torno de US$ 12,5 bilhões.