Sem Putin, Zelensky dificilmente irá às negociações de paz na Turquia

2 Min de leitura
(Foto: REUTERS/Alina Smutko)
(Foto: REUTERS/Alina Smutko)

O encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky na Turquia para discutir a guerra na Ucrânia não deve se concretizar. O Kremlin divulgou os nomes da delegação russa que estará em Istambul para tratar do conflito, e o presidente russo não está entre eles.

A comitiva russa será comandada por Vladimir Medinsky, assessor presidencial que participou das últimas rodadas de negociação entre os dois países, logo após o início da guerra, em 2022. Outros integrantes confirmados incluem o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Mikhail Galuzin; o chefe da agência de inteligência militar da Rússia, Igor Kostyukov; e o vice-ministro da Defesa, Alexandre Fomin.

Zelensky, por sua vez, havia sinalizado disposição para o encontro, mas deixou claro que só aceitaria negociar diretamente com Putin — e não com enviados. Com isso, o ucraniano deve manter apenas o compromisso previamente agendado com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara. Ele chegou a dizer que estaria pronto para ir a Istambul, caso Putin confirmasse presença.

Diante do anúncio do Kremlin, fontes da Casa Branca informaram à Reuters que o presidente Donald Trump, que está em viagem pelo Oriente Médio, também não participará das discussões, embora já tivesse cogitado comparecer caso o russo fosse.

Fonte: Brasil247

Compartilhar