O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que o Partido dos Trabalhadores não interferirá na gestão de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central.
“Galípolo terá todo o nosso apoio como presidente do Banco Central”, disse o parlamentar. “Saberemos entender o tempo e não queremos interferir. Roberto Campos Neto trabalhava deliberadamente para piorar as expectativas do mercado. Galípolo é habilidoso e trabalhará para que o Brasil dê certo.”
Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC, é o sucessor de Roberto Campos Neto, que deixará oficialmente o comando da autoridade monetária no dia 31 de dezembro. Segundo Lindbergh, a troca na chefia da instituição será um presente de Natal para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2025.
“É uma mudança bem grande em relação ao Campos Neto”, ressaltou.
As declarações do deputado reforçam o posicionamento já expresso pelo presidente Lula na última sexta-feira (20). Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente afirmou que “jamais haverá, por parte da Presidência, qualquer interferência” na atuação do futuro presidente do BC.
Fonte: Brasil247