O dólar encerrou o mês de janeiro cotado em R$ 5,8355. Após iniciar o ano cotada em torno de R$ 6,18, a divisa fecha nesta sexta-feira (31) com queda acumulada de 5,6%.
Com o resultado, o real foi a segunda moeda que mais valorizou no mundo ante o dólar, perdendo apenas para o rublo russo, que valorizou 6,8%.
Gráfico: João Nakamura
Com o resultado desta sexta, o dólar chega a seu décimo dia seguido em queda. O movimento se dá após a forte deterioração vivida no câmbio em 2024.
O real fechou o ano passado como uma das moedas que mais perdeu valor no mundo, vendo o dólar encarecer 27% no país.
Gráfico: João Nakamura
Maior parte da desvalorização aconteceu ao longo do último mês do ano, após o governo anunciar, no final de novembro, um pacote fiscal que desagradou o mercado financeiro.
Porém, não só o real caiu, mas uma série de divisas mergulhou junto por conta de temores em torno da política econômica que viria a ser adotada por Donald Trump.
Ao longo de sua campanha de retorno à Casa Branca, o republicano sinalizou que adotaria uma postura protecionista por meio de tarifas de importação.
A agressividade na política comercial, porém, poderia vir acompanhada de inflação e juros mais elevados no país, uma vez que ela encareceria os produtos vindos de fora dos Estados Unidos.
Contudo, Trump adiou taxações que prometia para seu primeiro dia de mandato, além de ter adotado uma postura mais suave para com a China nos últimos tempos.
Fonte: CNN