O órgão nacional de proteção de dados da Coreia do Sul anunciou uma suspensão “temporária” do popular serviço DeepSeek no país até que as autoridades concluam sua revisão das práticas de coleta de dados da startup chinesa e implementem “melhorias e soluções”.
Nesta segunda-feira (17), a Comissão de Proteção de Informações Pessoais declarou que os aplicativos da DeepSeek foram removidos das lojas de aplicativos locais e o acesso ao seu serviço web foi suspenso às 18h de sábado. A proibição permanecerá em vigor até que a empresa faça mudanças para garantir a “conformidade” com as leis locais, de acordo com a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.
O aplicativo continua disponível para usuários que já o baixaram, mas o órgão regulador de dados de Seul os “aconselhou fortemente” a “usar o serviço com cautela ” até que os resultados finais da investigação sejam anunciados.
No mês passado, o órgão fiscalizador sul-coreano solicitou formalmente que a DeepSeek esclarecesse suas práticas de coleta e gerenciamento de dados. A empresa foi obrigada a nomear um representante local em Seul e cooperar ativamente com a comissão.
Fonte: Brasil247