O movimento Hamas disse nesta terça-feira (18) que libertará todos os seis reféns vivos restantes na primeira fase do cessar-fogo neste sábado, publicou o jornal israelense Haaretz.
O tratado original previa a soltura de três reféns neste sábado e de outros três na semana seguinte, encerrando a primeira etapa do cessar-fogo em 2 de março. Os corpos de quatro reféns também deverão ser entregues nesta quinta-feira.
Autoridades israelenses têm conduzido negociações indiretas com o Hamas para garantir a liberação dos reféns com o menor número possível de obstáculos.
Em Israel, temia-se que as declarações de Benjamin Netanyahu e de alguns de seus ministros — que se opõem à segunda fase do cessar-fogo e incentivam a retomada do genocídio em Gaza — poderiam levar o Hamas a interromper a fase atual.
Ainda nesta terça-feira, um oficial israelense afirmou que Israel está pronto para começar a permitir a entrada de estruturas móveis em Gaza.
De acordo com o tratado original, o Estado sionista deve permitir a entrada de 60 mil estruturas móveis e 200 mil tendas na Faixa de Gaza.
Segunda etapa do cessar-fogo
Uma reunião do gabinete de segurança de Israel terminou na noite de segunda-feira sem que fossem tomadas decisões sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo e liberação de reféns.
No mesmo dia, uma delegação israelense voou para Cairo para discutir a continuidade da implementação da primeira etapa do acordo. Não se espera que a delegação discuta a segunda etapa até receber instruções do governo.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, disse nesta terça-feira que o governo israelense iniciará as negociações sobre a segunda fase do acordo ainda esta semana.
Fonte: Brasil247