O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (27) que as tarifas sobre produtos do México e do Canadá entrarão em vigor a partir de 4 de março, destaca reportagem da AFP através do Uol. A decisão foi divulgada em sua rede social, Truth Social, e tem como justificativa o combate ao tráfico de drogas. Segundo o líder americano, substâncias ilícitas continuam cruzando as fronteiras dos EUA “em níveis muito altos e inaceitáveis”.
“Não podemos permitir que este flagelo continue prejudicando os Estados Unidos, portanto, até que seja interrompido ou seriamente limitado”, afirmou Trump, acrescentando que as tarifas “programadas” para 4 de março “entrarão em vigor, conforme planejado”.
O anúncio representa um novo capítulo na política comercial de Trump, que já utilizou tarifas como instrumento de pressão contra parceiros comerciais em seu primeiro mandato. A decisão pode gerar reações diplomáticas do Canadá e do México, principais fornecedores de bens para os Estados Unidos e signatários do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), que substituiu o NAFTA.
Ainda não há detalhes sobre os setores afetados ou os percentuais das tarifas, mas o impacto pode ser significativo para a economia norte-americana e para as relações comerciais entre os três países.
Fonte: Brasil247