Amazonprev em alerta!!!! Desqualificação e falta de Certificação da Gestão, um risco para o pagamento dos aposentados.

5 Min de leitura
Fonte: Divulgação/ AmazonPrev
Fonte: Divulgação/ AmazonPrev

Segundo nossa fonte, funcionária da Amazonprev, que mantemos em sigilo por questões obvias de perseguição. É sabido por todos na instituição os mandos e desmandos da atual presidência, que têm feito várias viagens extra pauta para São Paulo, acompanhado de pessoas conhecidas no mercado financeiro por seus atos não republicanos, (Sr. Vasco) como se fosse representante da Amazonprev. Isso, segundo a fonte, tem Causado muitas dúvidas e acendido alerta em relação à gestão.

Segundo a fonte, a falta de conhecimento e certificação da atual gestão, que garantiria bons resultados, além das ações e visitas suspeitas a instituições financeiras em São Paulo e também em Manaus com representantes do Banco Master fora das agendas institucionais, demonstram as intenções e os riscos de operações nada saudáveis para carteira de investimento da Amazonprev, tem deixado todos preocupados com os pagamentos dos aposentados do Estado do Amazonas.

Ainda segundo a fonte, o atual Presidente também vem mantendo contatos com representantes de empresa ligados a pessoas do jogo político do Estado, com orientações para operações de manutenção e aumento de possíveis contratos.

Os funcionários e aposentados da instituição se preocupam com o retorno do ex coordenador do comitê de investimento (COMIV), Alan Cynara, renomeado pelo atual presidente, mesmo tendo um processo administrativo por improbidade ao causar prejuízo para instituição em uma determinada operação financeira junto a empresa XP INVESTIMENTOS, onde ressalta que a empresa não deu causa e sim a imprudência do ex coordenador, conforme documentos constantes no processo administrativo sobrestado pela atual gestão.

Segundo a fonte, esse foi apenas um dos problemas causados pelo ex coordenador, tendo a gestão anterior o retirado do cargo de forma preventiva e protetiva para a carteira de investimento da Instituição, após sugerir na ata 196 de fevereiro de 2023, 198 de abril de 2023, 202 de agosto 2023 203 de dezembro de 2023, um prejuízo da ordem de mais de 70.000.000,00 milhões em um fundo do exterior e um fundo de investimento que segundo o Sr. Alan Cinara estava desenquadrado sem estar.

Fatos estes que teriam levado a gestão anterior tanto a não autorizar as operações propostas, quanto a exonerar o Sr. Alan Cynara do cargo de Coordenador e responsável pelo comitê de investimento (COMIV), tendo inclusive a ciência dos conselhos Fiscal e Administrativo, que deveriam segundo a fonte, ter questionado o retorno do mesmo já que são responsáveis pela transparência e segurança da Amazonprev.

Ainda conforme a fonte, a atual gestão ao assumir, solicitou o processo administrativo do Sr. Alan Cynara e o colocou sob sigilo, o retirando da comissão de ética, que estava em fase de conclusão e sumindo com o processo, deixando suspeitas de conluio para que o Sr. Alan Cynara pudesse retornar ao comitê sem o julgamento da comissão e comprometido de forma não republicana com a atual gestão. Segue em anexo atas comprobatórias das ações citadas nessa matéria, ressaltando que tais atas são de domínio público e se encontram no site da Amazonprev.

ATA DA 202ª (DUCENTÉSIMA SEGUNDA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ
DE INVESTIMENTOS – COMIV – FUNDAÇÃO AMAZONPREV – REALIZADA EM
16 DE AGOSTO DE 2023.

ATA DA 203ª (DUCENTÉSIMA TERCEIRA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ
DE INVESTIMENTOS – COMIV – FUNDAÇÃO AMAZONPREV – REALIZADA EM
15 DE SETEMBRO DE 2023.

ATA DA 196ª (CENTÉSIMA NONAGÉSIMA SEXTA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO
COMITÊ DE INVESTIMENTOS – COMIV – FUNDAÇÃO AMAZONPREV –
REALIZADA EM 13 DE FEVEREIRO 2023.

ATA DA 198ª (CENTÉSIMA NONAGÉSIMA OITAVA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO
COMITÊ DE INVESTIMENTOS – COMIV – FUNDAÇÃO AMAZONPREV –
REALIZADA EM 17 DE ABRIL 2023.

Compartilhar