O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, condenou no domingo “quaisquer projetos” para realocação ou transferência de palestinos de Gaza para outro território depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu movê-los para o Egito e a Jordânia.
Em comunicado, Abbas “expressou forte rejeição e condenação de quaisquer projetos que visem deslocar nosso povo da Faixa de Gaza”, acrescentando que o povo palestino “não abandonará suas terras e locais sagrados”.
Trump disse que quer que o Egito e a Jordânia recebam palestinos de Gaza. Ele afirmou que fez o pedido ao rei Abdullah da Jordânia e planejava fazer o mesmo pedido ao presidente do Egito neste domingo (26).
A proposta foi imediatamente rejeitada pela Jordânia e Egito. O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse: “Nossa rejeição ao deslocamento de palestinos é firme e não mudará. A Jordânia é para os jordanianos e a Palestina é para os palestinos”.
O Ministério das Relações Exteriores do Egito, expressou “apoio contínuo do Egito à permanência do povo palestino em sua terra”.
“Rejeitamos qualquer violação desses direitos inalienáveis, seja por assentamento ou anexação de terras, ou pelo despovoamento das terras de seu povo por meio de deslocamento, transferência encorajada ou desenraizamento de palestinos de suas terras, seja temporariamente ou a longo prazo”, afirma o comunicado.
Fonte: Brasil247