A descoberta de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial causou grande interrupção no tráfego ferroviário de e para a movimentada estação Gare du Nord, em Paris, a terceira mais movimentada do mundo, nesta sexta-feira.
A interrupção afetou trens de passageiros locais, nacionais e internacionais, incluindo os serviços do Eurostar. A Eurostar anunciou que cancelaria todos os trens com chegada e partida da Gare du Nord, conforme informado por um porta-voz da empresa à agência Reuters. O site da companhia recomendou que os passageiros remarcassem suas viagens.
A bomba foi encontrada a 2,5 km da Gare du Nord, no meio dos trilhos de uma das linhas da rede ferroviária, a Linha H, conforme publicação na plataforma de mensagens X. O comunicado informou que o tráfego de trens permaneceria interrompido até a conclusão da operação de desativação do explosivo.
A polícia de Paris informou que a bomba foi descoberta às 3h30 (horário local) em Saint-Denis, subúrbio ao norte da capital, durante obras de construção. O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, previu que a interrupção no tráfego ferroviário duraria pelo menos o restante do dia.
A estação Gare du Nord, a mais movimentada da Europa, recebe cerca de 220 milhões de passageiros por ano, conectando Paris a destinos no norte da França, Londres, Bélgica, Países Baixos e Alemanha, segundo o escritório de turismo da cidade.
A designer de interfaces Clémence Fandard, residente em Paris, relatou que seu trem das 6h20 com destino a Amsterdã foi inicialmente atrasado por 45 minutos antes de ser cancelado. “Eu já tinha ouvido falar que essas coisas acontecem de vez em quando”, disse Fandard, acrescentando: “Tivemos azar!”
Outro passageiro, Kasman Ibrahimi, afirmou que planejava pegar um trem para Colônia, na Alemanha, saindo da Gare du Nord, mas agora precisaria buscar uma rota alternativa.
Fonte: Brasil247