Brasil barra entrada de 69 norte-americanos após retomada da exigência de visto

2 Min de leitura
Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

Desde a retomada da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, em vigor desde 10 de abril, o Brasil já impediu a entrada de 96 viajantes desses países. Os dados são da Polícia Federal.

Do total de recusas, 69 foram de cidadãos norte-americanos, seguidos por 15 australianos e 12 canadenses. As recusas ocorreram por falta de apresentação do visto exigido, após a mudança nas regras de entrada para visitantes oriundos desses três países.

De acordo com o balanço oficial, 6.120 turistas dos Estados Unidos tentaram ingressar no Brasil nesse período, e 1,13% foram impedidos. Entre os australianos, o índice de recusa foi de 4,1%. No caso dos canadenses, 1,54% não conseguiram entrar.

A exigência de visto havia sido suspensa em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, como estratégia para impulsionar o turismo internacional. No entanto, os países beneficiados — Estados Unidos, Canadá e Austrália — mantiveram a exigência de visto para brasileiros, o que levou o governo atual a retomar a política de reciprocidade.

A decisão foi anunciada ainda em 2023, com prazo de transição até abril deste ano. O Ministério das Relações Exteriores justificou a medida afirmando que o Brasil não adota a concessão unilateral de isenção de vistos para países que não ofereçam o mesmo benefício a seus cidadãos.

Fonte: Redação

Compartilhar