O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta sexta-feira (30 de maio) uma projeção indicando que a carga de energia elétrica no Brasil deverá crescer 2,1% em junho, na comparação anual. O consumo esperado para o mês é de 77.302 megawatts médios (MW).
Chuvas abaixo da média histórica
Apesar do aumento na demanda por energia, o ONS alertou que as chuvas que abastecem as hidrelétricas deverão ficar abaixo da média histórica em todos os subsistemas do país. As previsões indicam os seguintes índices:
- Sudeste/Centro-Oeste: 75% da média histórica
- Sul: 86% da média histórica
- Nordeste: 29% da média histórica
- Norte: 57% da média histórica
A redução no volume de chuvas pode impactar a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, exigindo maior uso de outras fontes de energia.
Reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste
O ONS também divulgou estimativas para o nível dos reservatórios das usinas do Sudeste/Centro-Oeste, que são os principais responsáveis pelo armazenamento de energia no país. A previsão é que a capacidade fique em 66,8% ao final de junho, uma queda em relação aos 68,5% registrados nesta sexta-feira (30 de maio).
A redução no nível dos reservatórios pode influenciar a estratégia de operação do sistema elétrico, exigindo ajustes na distribuição de energia para atender à demanda crescente.