Eclipse com lua de sangue ocorreu na madrugada de sexta

1 Min de leitura
A visão da lua vermelha no começo da noite em Torres, no Rio Grande do Sul • Gabriel Zaparolli

Na madrugada desta sexta-feira (14) ocorreu o eclipse total da Lua, um belo espetáculo para aqueles que estiveram atentos ao céu noturno. O fenômeno recebe o apelido de Lua de Sangue, já que nosso satélite adquire uma cor avermelhada ao ser encoberto pela sombra da Terra.

O eclipse foi visível em todo o território brasileiro (além de no restante da América do Sul, na Europa, na Ásia, na África, na América do Norte, no Oceano Atlântico e no Oceano Ártico, bastava ter uma vista desimpedida do horizonte oeste. Não teremos mais nenhum eclipse lunar este ano, mas dois fenômenos solares estão previstos para o ano. O primeiro acontecerá em 29 de março e será visível em uma parte do nordeste dos Estados Unidos e Canadá, bem como na Groenlândia, Islândia e partes da Europa e noroeste da África.

Já o segundo ocorrerá seis meses depois, em 21 de setembro, mas apenas algumas nações sortudas na Oceania — incluindo Nova Zelândia, Fiji e uma pequena parte da Austrália — e na Antártida poderão ver o espetáculo.

A lua já começou avermelhada no céu de Nova York no entardecer da quinta-feira (13) • Gary Hershorn/Getty Images

Fonte: CNN

MARCAÇÕES: ,
Compartilhar