EUA alertam Venezuela sobre ataques à Guiana: “Não terminaria bem”

1 Min de leitura
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio - 14/03/2025 (Foto: SAUL LOEB/Pool via REUTERS)

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou um recado à Venezuela nesta quinta-feira (27), alertando que um ataque contra a Guiana, no contexto da disputa pelo Essequibo, “não terminaria bem”. Em coletiva de imprensa durante viagem pelo Caribe, Rubio chegou a sugerir uma possível resposta militar dos EUA.

Em visita a Georgetown, capital guianesa, ele reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao país diante das reivindicações da Venezuela sobre Essequibo. A disputa histórica ganhou novos contornos após a descoberta de vastos depósitos de petróleo na região pela gigante americana ExxonMobil, há cerca de uma década.

“Se atacassem a Guiana ou a ExxonMobil (…) seria um dia muito ruim, uma semana muito ruim, para eles. Não terminaria bem”, afirmou o alto funcionário americano. “Tenho plena confiança em dizer isso como secretário de Estado: haverá consequências pelo ‘aventurismo’, haverá consequências por ações agressivas”.

Para o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, as declarações do chefe da diplomacia norte-americana são “bravatas”.

“Rubio não nos surpreende. Conhecemos esse velho roteiro de ameaças e bravatas (…). A Venezuela não se rende diante de intimidações”, respondeu o chanceler Gil, em mensagem divulgada pelo Telegram.

Fonte: Brasil247

MARCAÇÕES: , ,
Compartilhar