Indicado ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz (entre outras), o filme Emilia Pérez viu suas chances de ganhá-la derreter após algumas mensagens antigas da protagonista Karla Sofía Gascón nas redes sociais ganharem repercussão. Agora que a premiação já passou, ela afirma que foi vítima de uma campanha que destruiu suas chances de receber o prêmio.
Em uma entrevista recente ao The Guardian, ela declarou que foi alvo de um movimento de difamação. A atriz trans ressaltou que não é racista, como muitos fizeram entender com seus posts antigos.
Além disso, ela também explicou que, ao contrário do que muitos estão afirmando em plataformas como o X, não se identifica com a direita ou com movimentos que promovem o ódio ou a exclusão. Segundo a estrela de Emilia Pérez, tudo foi culpa de uma grande campanha de difamação.
Karla Sofía Gascón convida críticos a falar diretamente com ela
“É claro que houve uma campanha contra mim e que eles continuaram indo até que conseguiram o que buscaram”, explicou a atriz ao jornal. Ela também afirmou que ficou bastante abalada com a polêmica em que se envolveu graças à descoberta de mensagens nas quais criticava muçulmanos e as políticas de inclusividade do próprio Oscar.
“Ninguém me desculpou por nada. Se alguém se sentiu ofendido por coisas que eu posso ter feito na minha vida, deixe que elas venham a mim e me digam”, declarou Gascón. “Se há algo que fiz em toda a minha vida, é que fui contra tudo isso. Quando era jovem, eu costumava lutar com skinheads”, continuou.
A protagonista de Emilia Pérez foi além, declarando que, quando confronta diretamente pessoas sobre o que é ofensivo nela, ninguém parece ter uma resposta. Embora o filme tenha recebido diversos prêmios, a Netflix, responsável por distribui-lo nos Estados Unidos, preferiu se distanciar da atriz após a descoberta de suas mensagens controversas.
O próprio elenco de apoio do longa-metragem, incluindo seu diretor, decidiu que o melhor a fazer era se afastar o máximo possível de sua protagonista. Ao Deadline, Jaques Audiard afirmou que “não falou e nem quer falar” com Gascón, que estaria em uma jornada autodestrutiva na qual nenhuma outra pessoa conseguiria interferir.
Fonte: Tecmundo