Maria Elizabeth Rocha assume presidência do STM como primeira mulher no cargo

1 Min de leitura
© José Cruz/Agência Brasil

A ministra Maria Elizabeth Rocha tomou posse, nesta quarta-feira (12), como presidente do Superior Tribunal Militar (STM), tornando-se a primeira mulher a ocupar a chefia da Corte em seus 217 anos de história.

Eleita em dezembro pelos colegas, Maria Elizabeth assumiu o cargo ao lado do novo vice-presidente, o ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo. O mandato da nova gestão se estenderá até 2027.

Durante a cerimônia de posse, a ministra reforçou seu compromisso com a modernização do STM e defendeu a necessidade de avançar no Congresso a chamada “PEC dos militares”, proposta que busca proibir militares da ativa de concorrerem ou assumirem cargos políticos.

Trajetória e formação

Maria Elizabeth Rocha já ocupou a vice-presidência do STM entre 2013 e 2015 e atua como ministra da Corte desde 2007, tendo sido indicada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Natural de Belo Horizonte (MG), ela se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 1982 e é doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: Redação

MARCAÇÕES: ,
Compartilhar