Para 38% dos brasileiros, ovos de Páscoa ficaram fora do orçamento em 2025, aponta Serasa

2 Min de leitura
Ovos de páscoa - Divulgação/Pixabay

O tradicional ovo de Páscoa, símbolo da data comemorativa, virou item de luxo para boa parte da população brasileira em 2025. De acordo com uma pesquisa da Serasa, 38% dos consumidores afirmaram que não pretendem comprar ovos ou chocolates neste feriado.

Entre os principais motivos, estão a falta de recursos financeiros (14,4%), o aumento nos preços dos produtos (11,7%) e a prioridade de outras despesas no orçamento mensal (10,4%). Para 26% dos entrevistados, itens essenciais como alimentação, contas domésticas e aluguel seguem como prioridade.

A pesquisa também revelou que 11,8% dos respondentes não têm renda suficiente ou estão desempregados — o que inviabiliza qualquer tipo de gasto extra, especialmente com produtos sazonais.

Ainda assim, 43,3% disseram que pretendem comprar chocolates nesta Páscoa. A maioria desse grupo planeja gastar até R$ 150, sendo que 18% afirmaram que o valor é superior ao gasto registrado no mesmo período do ano passado.

A data também se transformou em oportunidade de renda para uma parcela dos brasileiros. Cerca de 13% dos entrevistados disseram que irão vender produtos como ovos artesanais, trufas e bombons. Entre eles, 3,3% querem reforçar o orçamento doméstico, enquanto 2,9% buscam utilizar o lucro para pagar dívidas.

Fonte: Redação

Compartilhar