Com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em viagem particular ao exterior, o comando da Casa está, interinamente, nas mãos do primeiro vice-presidente, Altineu Côrtes (PL-RJ). A substituição ocorre em meio à movimentação pela votação do projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Ligado à base bolsonarista, Côrtes é favorável à proposta e chegou a assinar o requerimento de urgência protocolado pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), na última segunda-feira (14). No entanto, a decisão sobre colocar o tema na pauta deve aguardar o retorno de Motta, previsto para o fim de abril.
Segundo Sóstenes, uma reunião com o presidente da Câmara está marcada para o dia 22 de abril, com o objetivo de discutir o avanço da matéria. A expectativa é que o requerimento seja levado ao Colégio de Líderes em 24 de abril, com votação ainda na última semana do mês.
Para que a urgência seja aprovada em plenário, são necessários 257 votos. Caso isso ocorra, o projeto poderá ser votado diretamente, sem passar por comissões temáticas.
Essa não é a primeira vez que Altineu Côrtes assume interinamente o cargo. Entre 24 e 27 de março, ele presidiu a Casa enquanto Motta acompanhava a comitiva do presidente Lula em viagem oficial ao Japão.
A Mesa Diretora da Câmara, responsável pela gestão administrativa e legislativa, é composta por 11 parlamentares, eleitos para um mandato de dois anos. A atual composição foi definida em fevereiro de 2025 e segue até 2027.
Composição atual da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados:
-
Presidente: Hugo Motta (Republicanos-PB)
-
1º vice-presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ)
-
2º vice-presidente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
-
1º secretário: Carlos Veras (PT-PE)
-
2ª secretária: Lula da Fonte (PP-PE)
-
3ª secretária: Delegada Katarina (PSD-SE)
-
4º secretário: Sérgio Souza (MDB-PR)
Fonte: Redação